Por que os alunos não demonstram interesse nas aulas de biologia?
A cada dia , professores, buscam muitas formas de estimular seus alunos durante as aulas. Esta é uma questão unânime entre os profissionais que se preocupam em manter um ambiente de troca nas aulas. O que se presencia são alunos desinteressados, com pouca motivação, professores mal remunerados, acumulando escolas, mas esta é uma realidade. A questão que se apresenta é : Como viver da melhor forma dentro desta realidade? Como fazer que uma aula seja agradável para os dois : professor - aluno?
Buscando respostas a essas questões alguns autores estão desenvolvendo pesquisas relacionadas aos motivos que geram este desinteresse nos alunos e como a prática pedagógica pode ser mais interessante e motivadora.
Segundo Freitas e Villani (2002), "Parece possível encontrar uma certa articulação entre essas diretrizes: as resistências às mudanças por parte dos aprendizes (alunos/professores ou professores em exercício) devem ser acompanhadas de uma mudança dos especialistas que, dispondo-se a abrir mão de sua perspectiva
até então dominante, favoreçam a tomada de decisão dos primeiros, a partir de uma reflexão tanto
sobre sua ação quanto sobre seu próprio processo de apreender. Como resultado, espera-se uma
mudança que envolva a vida pessoal do sujeito e sua responsabilidade pessoal frente a seu
conhecimento."
Existe a possibilidade de mudar este perfil . A montagem deste projeto surgiu deste pensamento de instituir uma mudança significativa no processo de aprendizagem. É possível romper barreiras e quebrar paradigmas, estabelecendo novas perspectivas que favorecerão o interesse dos alunos.
Por Andrea O F Goulart
Nenhum comentário:
Postar um comentário